REFLEXÃO

A humanidade não se divide em heróis e tiranos. As suas paixões, boas e más, foram-lhe dadas pela sociedade, não pela natureza.

Charles Chaplin

domingo, 14 de novembro de 2010

ANGIOGÊNESE

A angiogénese, formação de novos vasos sanguíneos a partir de vasos pré-existentes, é um processo que engloba várias etapas, como por exemplo a proliferação e migração das células da parede vascular.
Este processo encontra-se afectado em determinadas patologias com elevada incidência na nossa população, como as doenças cardiovasculares e isquemia, onde a angiogénese é bloqueada, ou a osteoporose ou o cancro, onde esta se encontra exacerbada. A diabetes é uma patologia com uma elevada incidência na população mundial, que se associa simultaneamente a situações de diminuição de vascularização (processos isquémicos ou cicatrização de deficiente) e a situações de exacerbação deste processo (retinopatia e nefropatia diabéticas). 
A identificação dos mecanismos angiogénicos envolvidos nas diferentes aptologias, assim como a modulação da angiogénese por fármacos e compostos provenientes da dieta são assim uma área crucial de estudo com vista à prevenção destas patologias. 

Por outro lado, a promoção da angiogénese é útil para a regeneração de tecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário