REFLEXÃO

A humanidade não se divide em heróis e tiranos. As suas paixões, boas e más, foram-lhe dadas pela sociedade, não pela natureza.

Charles Chaplin

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

_____________Quelóide______________

O quelóide é uma lesão proliferativa, formada por tecido de cicatrização, fibroso, secundária a um traumatismo da pele. Há uma predisposição individual para o seu aparecimento, sendo mais comum em negros e mestiços.
A acne do tronco pode dar origem a lesões queloideanas (acne queloideano) e também um tipo de foliculite que ocorre na nuca (foliculite queloideana). 

O quelóide é uma lesão tumoral, de superfície lisa e consistência endurecida. No início, geralmente tem cor rósea ou avermelhada adquirindo, mais tarde, cor semelhante à pele normal ou escurecida. A região anterior do tórax e os ombros são localização frequente de quelóides.
Difere das cicatrizes hipertróficas, nas quais o tecido cicatricial aumentado não excede a localização do traumatismo e tende a se reduzir com o passar do tempo. 


domingo, 14 de novembro de 2010

ANGIOGÊNESE

A angiogénese, formação de novos vasos sanguíneos a partir de vasos pré-existentes, é um processo que engloba várias etapas, como por exemplo a proliferação e migração das células da parede vascular.
Este processo encontra-se afectado em determinadas patologias com elevada incidência na nossa população, como as doenças cardiovasculares e isquemia, onde a angiogénese é bloqueada, ou a osteoporose ou o cancro, onde esta se encontra exacerbada. A diabetes é uma patologia com uma elevada incidência na população mundial, que se associa simultaneamente a situações de diminuição de vascularização (processos isquémicos ou cicatrização de deficiente) e a situações de exacerbação deste processo (retinopatia e nefropatia diabéticas). 
A identificação dos mecanismos angiogénicos envolvidos nas diferentes aptologias, assim como a modulação da angiogénese por fármacos e compostos provenientes da dieta são assim uma área crucial de estudo com vista à prevenção destas patologias. 

Por outro lado, a promoção da angiogénese é útil para a regeneração de tecidos.

sábado, 13 de novembro de 2010

MEC: Colágeno

Sem o colágeno, o ser humano sería reduzido a uma massa de células conectadas por poucos neurônios.
Eles são compostos por hélice tripla de tres cadeias de polipeptídeos alfa, com uma sequencia de repetição de gly-x-y. Atualmente são conhecidos 27 tipos diferentes, codificados por 41 genes dispersos em pelomenos 14 cromossomos .
 O colágeno fibrilar é sintetizado por procolágeno, uma molécula precursora derivada do pré-colágeno, que é transcrito dos genes do colágeno. Após a hidroxilação dos resíduos da prolina e lisina, tres cadeias de  procolágenos alinham-se em fase para formar a tripla hélice:




sábado, 6 de novembro de 2010

Derrame Pleural -Transudato_Exudato-

A classificação do derrame pleural como transudato e exsudato é essencial, uma vez que direciona as hipóteses diagnósticas.

TRANSUDATO:  
Fluido extravascular com conteúdo baixo de proteína, basicamente albumina, e densidade menor que 1.012 g/ml. 
Relacionam-se a alterações das pressões hidrostáticas e oncóticas, resulta de um desequilíbrio hidrostático através do endotélio vascular, cuja permeabilidade é normal. 

EXUDATO: 
Fluido extravascular de origem inflamatória e, portanto, resultante de um aumento na permeabilidade do endotélio pelos mediadores da inflamação. Tem alta concentração de proteínas, inclusive globulinas e fibrina, células inflamatórias vivas ou degeneradas, e densidade acima de 1.020 g/ml. 
 
 DIFERENÇAS ENTRE TRANSUDATOS E EXSUDATOS
Transudato Exsudato
­ Não-inflamatório ­ Inflamatório
­ Proteína < 3 g/dl ­ Proteína > 3 g/dl
­ Relação proteína pleural / plasma < 0,5 ­ Relação proteína pleural / plasma > 0,5
­ LDH < 200 ­ LDH > 200
­ Relação LDH pleura / plasma < 0,6 ­ Relação LDH pleura / plasma > 0,6
­ Colesterol < 60 ­ Colesterol > 60
­ Densidade < 1020 ­ Densidade > 1020