REFLEXÃO

A humanidade não se divide em heróis e tiranos. As suas paixões, boas e más, foram-lhe dadas pela sociedade, não pela natureza.

Charles Chaplin

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Pneumonconiose do Mineiro de Carvão

Também conhecida como  PMC ou  “pulmão negro”   uma variedade de doênça geralmente encontrada em mineiros de carvão, caracterizada pelo acúmulo de resíduos do carção nos pulmões.

Lembrando que não existe apenas esse tipo de Pneumonconiose, outro tipo que se destaca é a pneumonconiose "silicose". Estes dois tipos de Pneumonconioses atingem respectivamente os mineiros de carvão e os trabalhadores expostos a outros genéricos de poeiras minerais que contenham sílica cristalina.

Pode-se destacar algumas manifestações clínicas capazes de ajudar no diagnóstico do profissional de saúde :
  • 1.    Tosse crónica; produtiva na silicose e na PMC.
  • 2.    Dispneia aos esforços; progressiva e irreversível na asbestose e na PMC.
  • 3.    Susceptibilidade a infecções respiratórias baixas.
  • 4.    Estertores em ambas as bases do pulmão na asbestose.
  • 5.    Expectoração de quantidades variáveis de um líquido negro na PMC.

Algumas  Intervenções que podem ser feitas pela enfermagem;
.    
MMelhorar o padrão respiratório.
1.    Administrar oxigenoterapia, se necessária.
2.    Administrar broncodilatadores ou ensinar a sua auto-administração, conforme solicitado.
3.    Incentivar a interrupção do tabagismo.

B.    Promover a Troca Gasosa.
1.    Incentivar a mobilização das secreções através da hidratação e de exercícios respiratórios e da tosse.
2.    Aconselhar o paciente a reduzir o ritmo das actividades para evitar a exaustão.


domingo, 5 de setembro de 2010

Patologia por FALSOS anabolizantes

Muitos adolescentes em todo o país costumam fazer coisas absurdas para conquistar o chamado "corpo perfeito". 
É preciso se esclarecer uma coisa: o uso de verdadeiros anabolizantes sendo que, indicado por profissionais especializados não faz mal a saúde. Só que, alguns jovens estão usando substâncias (falsos anabolizantes), que os levam a vários problemas físicos e psicicológicos, além das sequelas e do risco da morte.
Um exemplo muito comum é o chamado ADE, um conjunto de substâncias utilizado para bois, cavalos, carneiros, porcos, que servem para suprir a deficiência de vitaminas no corpo do animal. Como um combustível, os jovens fazem um coquetel de substâncias e injetam nos músculos para um rápido crescimento, sem se preocuparem com os riscos que essa injeção pode trazer.

Sem efeito anabolizante, o ADE provoca uma inflamação quando injetado no músculo. A substância fica “encapsulada” e infla o local, o que pode ser confundido com hipertrofia muscular. Pode causar necrose dos tecidos, amputação e até morte. 
Quando se aplica uma dessas drogas, apenas uma pequena parte é absorvida de imediato, o restante permanece estagnado no local. A grande quantidade de óleo é reconhecida pelo organismo como um corpo estranho dentro do músculo e, como meio de proteção, uma camada de tecido conectivo é formada em volta do óleo para evitar que ele se espalhe e cause mais danos. Ou seja, ao aplicar um desses óleos, não se está aumentando a massa muscular e sim criando uma espécie de tumor.
A inflamação aliada à presença dos óleos, leva ao aumento do volume no local, que permanece por alguns anos, até que o corpo consiga removê-lo totalmente ou, pior, até que ele destrua os tecidos e tenha que ser removido cirurgicamente.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

*****Nefrolitíase *******

A chamada Litíase Renal, "pedra nos rins" ou cálculos renais consiste em uma massa dura formada por cristais que se separam da unina e se unem para formar pequenas "pedras".
Os cálculos renais podem ter variáveis combinações de elementos químicos. Os mais comuns são os que contém cálcio em combinação com oxalato ou fosfato, quem em excesso pode favorcer o aparecimento dos cálcilos.
Na maioria das vezes não ocorre sintomatologia frequente, porém o primeiro e principal sintoma são geralmente as dores extremas ocorrendo na porção inferior do dorso ou no abdômem, que pode vir acompanhada de náuseas e vômitos. Por essa dor ser de grande intensidade na maioria das vezes essa situação é considerada URGÊNTE.

Causas da formação do cálculo:

1. Aumento do conteúdo de cristalóides na
secreção.
2. Presença de massas sólidas agindo como um núcleo, em
torno do qual os cristalóides se precipitam.
Fatores predisponentes ou determinantes
da litíase urinária:

• Urina supersaturada
• Estase urinária
• Inflamação e infecção das vias urinárias
• Alterações do pH urinário
• Volume urinário baixo
• Predisposição familiar